França prepara teto para aumento da eletricidade em 2023

Ministra referiu que "nos próximos dias" serão reveladas novidades sobre o novo limite.

A ministra francesa da Transição Energética adiantou este domingo que o executivo está a preparar um novo teto para o aumento do preço da eletricidade em 2023.

Em 2022, o máximo foi fixado em 4%.

"O Governo assumiu as suas responsabilidades ao amortecer o aumento do preço da eletricidade. Sem o mecanismo que pusemos em prática, o aumento não teria sido de 4%, mas de 40%. A nossa iniciativa será idêntica no próximo ano", disse Agnés Pannier-Runacher, em entrevista à rádio RTL.

A ministra referiu que "nos próximos dias" serão reveladas novidades sobre o novo limite, acrescentando que a medida está a ser elaborada em concertação com o ministro da Economia, Bruno Le Maire, e a primeira-ministra, Elisabeth Borne.

Agnés Pannier-Runacher esclareceu ainda que o limite de preços será compensado com novas receitas, de modo a manter a meta de défice em 5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2023.

A governante também abordou a questão dos reatores nucleares avariados, cerca de metade dos 56 que o país dispõe, esperando que a maioria seja reaberta.

Já a nível europeu, a ministra garantiu ser a favor de pedir uma contribuição aos produtores energéticos, defendendo que os seus custos "praticamente não mudaram", apesar do preço ao consumidor ter disparado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de