- Comentar
O funeral da rainha Isabel II vai acontecer no dia 19 de setembro, segunda-feira, às 11h00 da manhã, anunciou a família real britânica este sábado. O dia das cerimónias fúnebres, que vão decorrer na Abadia de Westminster, será também um feriado nacional.
Relacionados
Marcelo deseja a Carlos III um reinado "tão feliz e tão bem-sucedido quanto o anterior"
Caixão de Isabel II recebido por multidão em Edimburgo. Veja as imagens
No seu site oficial, a família real explica que o corpo da rainha estará em câmara-ardente em Westminster nos quatro dias anteriores ao funeral, "para permitir que o público faça a sua homenagem".
O caixão com o corpo da rainha está neste momento num salão de Castelo de Balmoral e será transportado de carro para Edimburgo este domingo.
Vai ficar na Sala do Trono do Palácio de Holyroodhouse até à tarde de segunda-feira, quando se formará uma procissão para escoltar o caixão até à Catedral de St. Giles, também em Edimburgo.
O rei e os membros da família real vão fazer parte da processão, participando depois numa missa para receber o caixão, que ficará na catedral até à tarde do dia seguinte, terça-feira, 13 de setembro.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Daqui, será transportado pela Royal Air Force para a base de Norholt. Segue-se o transporte rodoviário até ao Palácio de Buckigham.
A viagem seguinte levará o caixão, na tarde de 14 de setembro, para o Palácio de Westminster. O transporte será feito também em procissão numa carruagem da The King"s Troop Royal Horse Artillery.
Seguem-se dias de câmara-ardente até ao funeral de Estado, a 19 de setembro. Finda a cerimónia, o caixão segue para a Capela de St. George, em Windsor, onde Isabel II será sepultada.