Gás natural sobe 7% para 77 euros por MWh em 24 horas

Tensão entre a Rússia e Ucrânia provocou uma subida no mercado do gás natural TTF.

O gás natural TTF (Title Transfer Facility) para entrega em março subiu esta terça-feira 7% no mercado holandês cerca das 9h30 em Lisboa, para 77 euros por megawatt hora (MWh), devido às tensões crescentes entre a Rússia e a Ucrânia.

Esta matéria-prima, que na segunda-feira fechou a 71,85 euros, esteve perto dos 80 euros nos primeiros minutos da sessão desta segunda-feira.

A subida desta segunda-feira reflete a decisão de Vladimir Putin de reconhecer as autoproclamadas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk na Ucrânia oriental, que desencadeou a rejeição internacional e o anúncio de sanções por parte das potências ocidentais.

Após os máximos históricos no final de 2021, o gás natural não atingiu 100 euros por MWh em qualquer ocasião desde o início do ano, embora os preços atuais sejam quase quatro vezes o preço de 19,3 euros por MWh que custava há um ano.

O elevado preço do gás natural, juntamente com o aumento dos custos de emissão de dióxido de carbono (CO2), é a causa da subida dos preços da eletricidade nos mercados grossistas em toda a Europa.

ACOMPANHE AQUI A ESCALADA DE TENSÃO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de