- Comentar
A índia baixou este domingo, pela primeira vez este ano, a barreira dos 20 mil novos casos diários de infeção por Covid-19, deixando para trás uma terceira vaga com poucas hospitalizações causadas pela variante Ómicron.
O Ministério da Saúde local afirmou, em comunicado, que o número de casos nas últimas 24 horas foi de 19.968, o número mais baixo desde os 16.700 casos positivos registados em 31 de dezembro, quando a onda de infeções estava em plena ascensão e atingiu o pico no final de janeiro com quase 350.000 casos.
Além disso, a taxa de positividade caiu para 1,68%, quando há cerca de um mês rondava os 17%.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a pandemia só está sob controlo num país se a taxa de positividade for inferior a 5%.
Com estes últimos números, o total de infeções registadas desde o início da pandemia na Índia situa-se agora nos 42,8 milhões, e este país asiático está apenas atrás dos Estados Unidos, com mais de 78 milhões de casos, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Além disso, com 673 mortes ligadas ao coronavírus nas últimas 24 horas, o número de mortes na Índia desde o início da pandemia subiu para 511.903, igualmente atrás dos EUA, com 935.000 mortes e do Brasil, com 644.000.
No entanto, vários estudos e peritos assinalaram que o número real de mortes na Índia poderia ser dez vezes superior aos números oficiais, porque as mortes fora das unidades de saúde, especialmente durante o caos desencadeado durante a segunda vaga, entre abril e maio de 2021, foram negligenciadas.
