Coreia do Norte lança novos projécteis. Seul diz que são de curto alcance

A Coreia do Norte lançou projéteis em direção ao mar, numa altura em que Pyongyang propunha retomar as negociações com Washington.

O Estado-Maior sul-coreano informou esta terça-feira que os disparos da Coreia do Norte, efetuados horas antes, são "projéteis de curto alcance não identificados".

"A distância total percorrida pelos projéteis foi de cerca de 330 quilómetros e as suas especificações ainda estão a ser analisadas pelas agências de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos", indicou, em comunicado.

Segundo as autoridades sul-coreanas, os dois projéteis foram lançados em direção ao mar do Leste, também designado como mar do Japão, a partir de Kaechon (ao norte de Pyongyang), às 06h53 e 07h12 (22h53 e 23h12 de segunda-feira, em Lisboa).

A mesma declaração refere que "qualquer ação que eleve a tensão na região irá complicar os esforços de paz na península coreana".

O Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul realizou de imediato uma reunião de emergência, na qual os participantes manifestaram uma "grande preocupação" com os lançamentos, de acordo com outro comunicado do gabinete presidencial de Seul.

Este é o décimo teste de armas da Coreia do Norte em 2019, depois de um interregno de 17 meses.

As informações surgem horas depois de a Coreia do Norte anunciar que estava disposta a voltar às negociações com os Estados Unidos da América sobre o processo de desnuclearização, mas que Washington tem de fazer novas propostas concretas que sejam aceitáveis.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de