Trump diz que EUA destruíram drone iraniano. Ministro iraniano não confirma

Aeronave estaria a cerca de um quilómetro de uma embarcação norte-americana.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que um navio de guerra norte-americano destruiu um drone iraniano no estreito de Ormuz, numa altura de tensões crescentes entre os dois países.

O Presidente norte-americano considerou que esta foi a resposta à mais recente "ação hostil" do Irão, apelando a outros países que condenem o que considera serem tentativas do Irão em interromper a liberdade de navegação e o comércio global numa zona marítima estratégica, o Golfo Pérsico.

Donald Trump salientou que o "USS Boxer" tomou medidas defensivas depois de o drone chegar a cerca de um quilómetro do navio de guerra e de ter ignorado vários pedidos para parar, com o Presidente a referir que ameaçou a segurança da embarcação e da tripulação.

O Irão abateu recentemente um drone norte-americano que dizia estar a sobrevoar o país, com Donald Trump a afirmar que cancelou, no último momento, um ataque aéreo de retaliação que foi planeado na altura.

Irão desmente

O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros Javad Zarif revelou não ter conhecimento do abate de qualquer drone iraniano no estreito de Ormuz.

"Não temos qualquer informação acerca do abate de um drone esta quinta-feira", disse o diplomata iraniano à entrada de uma reunião com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de