Vídeo mostra últimos momentos dos alpinistas que morreram a tentar subir os Himalaias

Peso do grupo pode ter desencadeado uma avalanche. Autoridades vão analisar as imagens para tentar determinar o que aconteceu.

As autoridades indianas divulgaram um vídeo que revela os últimos momentos dos oito alpinistas que morreram em maio numa avalanche no Nanda Devi, um dos picos mais altos dos Himalaias.

Os socorristas conseguiram recuperar sete corpos em junho e encontraram ainda uma câmara GoPro com as últimas imagens captadas pelo grupo.

O vídeo, divulgado pela polícia de fronteira Indo-tibetana (ITBP, Indo-Tibetan Border Police) mostra os alpinistas, unidos por uma corda, a subir a montanha a passo lento.

As autoridades acreditam que o peso do grupo pode ter espoletado uma avalanche e vão usar estas imagens para "analisar o que correu mal nesta missão", anunciou o porta-voz da ITBP Vivek Kumar Pandey, citado pela BBC.

"É hipnotizante para nós ver estas filmagens", acrescentou o inspetor da ITBP A.P.S. Nambadia.

O grupo constituído por quatro britânicos, dois americanos, um indiano e um australiano iniciou a subida no dia 13 de maio e perdeu o contacto dia 26.

Após uma operação longa e perigosa para encontrar os desaparecidos, apenas o corpo do britânico Martin Moran, que liderava a expedição, não foi encontrado.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de