- Comentar
A lira turca abriu esta segunda-feira numa tendência de declínio e regressou a novos mínimos históricos contra as moedas dos Estados Unidos e da zona euro.
Por volta das 07h30, um dólar valia 17,23 liras e um euro valia 19,42 liras.
Em comparação com o seu valor a 01 de janeiro deste ano, quando um dólar era equivalente a 7,43 liras e um euro a 9,07 liras, a moeda turca depreciou-se mais de 55%.
O novo mínimo do valor da moeda turca, que deixou para trás os mínimos históricos da última quinta e sexta-feira, vem depois do Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, no domingo, ter insistido em defender uma política de taxas de juro baixas.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Desde que estou no cargo de Presidente, sempre disse que sou contra as taxas de juro. Porque as taxas de juro tornam os ricos mais ricos e os pobres mais pobres", disse, numa reunião em Ancara com jovens africanos que estudam na Turquia.
Desde setembro, o banco central turco, sob forte pressão do presidente do país, reduziu as taxas de juro em 500 pontos base de 19 para 14%, muito abaixo do nível de inflação homóloga, que se aproxima dos 20%.
O último corte de 100 pontos de base (de 15 a 14 %) teve lugar na última quinta-feira.
A oposição turca, que instou Erdogan a deixar de exercer pressão sobre a moeda com os seus discursos, acusa o governo de afundar a economia do país e apela a eleições gerais imediatas.