Macron diz que acordo para o Brexit está por horas

Presidente francês tem esperança de que o acordo possa ser aprovado já esta sexta-feira.

O acordo entre a União Europeia e o Reino Unido para o Brexit está "por horas". O prazo foi deixado pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, em conferência de imprensa, que adiantou que o documento pode ser aprovado já esta sexta-feira, no Conselho Europeu, em Bruxelas.

"Concordo com o que a chanceler alemã disse acerca do Brexit, da nossa esperança e da nossa vontade em alcançar uma posição que nos permita aprovar o acordo, que espero que possa ser fechado nas próximas horas. De qualquer forma, tudo o que ouvimos hoje é positivo", disse Macron.

Além do Brexit, Macron falou ainda sobre o processo de entrada na UE da Albânia e da Macedónia do Norte, considerando que é demasiado cedo para falar sobre ele, embora reconheça que ambos os países fizeram progressos significativos através de reformas domésticas.

"Partilho a visão geopolítica e estratégica da chanceler alemã. Quero enviar um sinal positivo a estes líderes, mas olhar de forma séria para isto leva-me a dizer-lhes: desta vez somos nós quem precisa de um pouco mais de tempo para fazer as coisas por ordem", acrescentou Macron.

Já esta quarta-feira, Donald Tusk tinha dito que as bases de um acordo entre a União Europeia e o Reino Unido para o Brexit estão "prontas".

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados