- Comentar
Mais de 1200 voos foram adiados e outros 100 cancelados devido a uma falha informática no sistema da Autoridade Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. O sistema fornece às tripulações informações sobre perigos, procedimentos e alterações às instalações aeroportuárias e o problema está a impedir que os aviões levantem voo.
A FAA adiantou que está a "trabalhar para restaurar o Sistema de Notificação às Missões Aéreas".
"Estamos a efetuar verificações finais de validação e a recarregar o sistema. As operações através do Sistema Nacional do Espaço Aéreo estão a ser afetadas", escreveu a FAA numa publicação na rede social Twitter.
A United Airlines, principal transportadora aérea norte-americana, adiou "temporariamente todos os voos domésticos" devido a este problema.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O secretário de Estado dos Transportes dos EUA, Pete Buttigieg, afirmou que está em contacto com FAA: "Estive em contacto com a FAA esta manhã sobre uma interrupção que afetava um sistema chave para fornecer informações de segurança aos pilotos."
"A FAA está a trabalhar para resolver esta questão de forma rápida e segura, para que o tráfego aéreo possa retomar as operações normais, e continuará a fornecer atualizações", acrescentou.