- Comentar
Milhares de pessoas foram retiradas de casa, esta quarta-feira, devido a inundações no estado da Nova Gales do Sul, na Austrália.
As autoridades locais emitiram novos alertas de estado de calamidade devido às inundações no norte de Sidney, a maior cidade da Austrália, e avisaram que a subida do nível das águas do rio ainda representava perigo, apesar de a precipitação ter diminuído.
"As inundações estão longe de ter terminado", disse o líder do governo Estatal da Nova Gales do Sul, Dominic Perrottet.
Desde que as cheias começaram, durante o último fim de semana, os serviços de emergência já emitiram mais de 100 ordens de evacuação e também foi decretado o fecho de algumas estradas e pontes.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Cerca de 85 mil pessoas abandonaram imediatamente as suas habitações ou receberam um aviso para estarem prontos a sair rapidamente, de forma a não ficarem presos nos edifícios.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, visitou a área afetada esta quarta-feira e prometeu procurar "soluções a longo prazo" após ocorrerem múltiplas inundações na costa leste da Austrália nos últimos 18 meses.
Ouça as declarações de Anthony Albanese
Albanese acrescentou que, embora "a Austrália tenha sido sempre palco de inundações e de incêndios florestais", os cientistas alertaram que as alterações climáticas poderiam tornar estes fenómenos meteorológicos mais frequentes e intensos.
"O que estamos a ver, infelizmente, é isso a acontecer", concluiu.