- Comentar
O Presidente da República expressou esta quinta-feira ao seu homólogo de São Tomé e Príncipe a solidariedade de Portugal face à situação no país, depois das chuvas torrenciais que provocaram pelo menos duas mortes e vários desaparecidos.
Relacionados
Presidente de São Tomé descreve "cenário de guerra" provocado pela chuva intensa
"A mãe de todas as noites de chuva" deixou um rasto de destruição em São Tomé
De acordo com um comunicado divulgado na página oficial da Presidente da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa falou com o Presidente da República são-tomense, Carlos Vila Nova, "para testemunhar, em nome de todos os portugueses, a solidariedade pela calamidade que ocorreu numa área daquele país".
Hoje, o Presidente de São Tomé e Príncipe afirmou que as chuvas torrenciais dos últimos dois dias provocaram um alto nível de destruição e que a ilha ficou a parecer um cenário pós-guerra.

Leia também:
"A mãe de todas as noites de chuva" deixou um rasto de destruição em São Tomé
Pelo menos duas crianças morreram e há pessoas desaparecidas.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Há infraestruturas destruídas e quem vê pela primeira vez parece que saímos de um cenário de guerra, tal a destruição", afirmou Carlos Vila Nova na tarde de quarta-feira, após visitar várias comunidades dos distritos de Lobata e Lembá, no norte da ilha de São Tomé, que sofreram altos níveis de destruição devido às chuvas.
Os Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, e as forças militares e paramilitares, incluindo a Polícia de Segurança Pública, ainda estão no terreno a calcular os dados reais dos prejuízos causados pelas inundações.
No centro da cidade, dezenas de comerciantes e trabalhadores ainda limpam os restos de terra e águas que invadiram vários estabelecimentos comerciais em níveis nunca antes vistos.

Leia também:
Presidente de São Tomé descreve "cenário de guerra" provocado pela chuva intensa