Milhares de pessoas celebraram Jubileu de Platina de Isabel II. Veja as melhores imagens

Celebrações no Reino Unido marcaram os 70 anos do reinado da monarca Rainha Isabel II.

Celebrações no Reino Unido marcaram os 70 anos do reinado da monarca Rainha Isabel II.

Numa tarde cinzenta, mas sem a chuva e vento que as previsões meteorológicas chegaram a prever, milhares de pessoas deslocaram-se até ao centro de Londres para ver o último dia das celebrações dos 70 anos de reinado de Isabel II.

Um cortejo carnavalesco, com militares, música e dança, rematou quatro dias de celebrações em homenagem à monarca britânica com maior longevidade no trono na história do Reino Unido.

Mais de 10.000 pessoas, incluindo militares, artistas, funcionários públicos e cidadãos voluntários, desfilaram ao longo de três quilómetros entre Westminster e o Palácio de Buckingham, atravessando ruas engalanadas com bandeiras britânicas.

A centenária carruagem a cavalos dourada que transportou a monarca no dia da coroação em 1953 e em jubileus posteriores, liderou a parada, com um holograma da rainha a acenar à janela.

O corso, que se estendeu por três horas, foi dividido em quatro atos, com alusões a sete décadas de cultura, música e moda e referências à história e personalidade da rainha.

Na praça de Trafalgar Square, um dos primeiros pontos de passagem, pessoas subiram aos muros, bancos de paragens de autocarro e até às estátuas dos grandes leões de bronze para tentar ver a marcha.

Menos aventurosas, Gwen e Janice discutiam com os maridos onde é que podem ir para "ver a ação".

"Viemos do País de Gales para o Jubileu e queremos ver o cortejo. Ontem não conseguimos ver o concerto porque era preciso bilhetes", disse à Agência Lusa Gwen, vestida a preceito com um chapéu com a bandeira britânica.

David e Kelly, de visita dos Estados Unidos, foram surpreendidos por a viagem de negócios coincidir com o Jubileu de Platina e decidiram juntar-se às festividades, para inveja de muitos dos amigos.

"Fico muito contente pela rainha, penso que ela merece esta festa toda. Estamos a gostar muito", afirmou David.

Matt e Allison viajaram de Rutland, cerca de 160 quilómetros a norte da capital, com os dois filhos e decidiram caminhar rapidamente para Green Park, onde esperavam conseguir chegar ao Mall, a estrada de acesso ao Palácio.

"Eu só quero ver a rainha, foi para isso que vim", revelou Allison, ao que Matt acrescentou: "E se não conseguirmos, pelo menos terá sido um bom passeio".

O Príncipe Carlos e esposa Camilla, o príncipe William e esposa Catherine e os três filhos, estavam entre os dignitários a assistir nas bancadas.

O final do evento contou com uma atuação do músico britânico Ed Sheeran, ao qual se juntaram no palco dezenas de artistas, desportistas e outras personalidades que participaram no cortejo para cantar o hino nacional "God Save The Queen".

O momento mereceu a segunda aparição pública da monarca de 96 anos este fim de semana, na varanda do Palácio de Buckingham, incerta até ao último momento tendo em conta que cancelou a presença em vários eventos neste fim de semana por questões de saúde.

Acompanhada pelos príncipes Carlos e William e respetivas famílias, incluindo os três bisnetos, George, Charlotte e Louis, a rainha Isabel II permaneceu durante alguns breves minutos, sorridente e segurando uma bengala, e acenou às multidões.

Entretanto, em todo o país, milhares de festas de rua estavam marcadas para um "grande almoço do Jubileu", reunindo milhões de pessoas.

O Príncipe Carlos e a esposa Camilla participaram num "Big Jubilee Lunch" no estádio de cricket em Oval, no sul de Londres, com outros convidados, enquanto o príncipe Eduardo e esposa Sofia visitaram a "longa mesa" de mais de quatro quilómetros colocada junto ao Castelo de Windsor.

As celebrações durante o fim de semana prolongado por dois feriados resultaram num impulso para a economia, com milhões de libras gastos em comida e bebida, decorações, viagens e lembranças.

O Centre for Retail Research, instituição que estuda o consumo no setor do retalho, estimou que cerca de 408 milhões de libras (475 milhões de euros) seriam movimentados durante o Jubileu de Platina.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de