- Comentar
O ex-presidente francês Valery Giscard d'Estaing morreu esta quarta-feira aos 94 anos, infetado com Covid-19, revelou fonte próxima à AFP.
O antigo chefe de Estado francês esteve "rodeado pela família" em casa, no centro de França, nas últimas horas de vida.
Giscard esteve hospitalizado em várias ocasiões nos últimos meses devido a problemas cardíacos.
Uma das últimas ocasiões em que surgiu em público foi a 30 de setembro do ano passado, aquando do funeral de outro ex-presidente, Jacques Chirac, que tinha sido seu primeiro-ministro.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Valéry Giscard d'Estaing foi o terceiro Presidente da V República francesa e ocupou o Eliseu entre 1974 e 1981. Algumas das principais marcas do seu mandato foram o acesso ao voto a partir dos 18 anos, o direito à interrupção voluntária da gravidez e a possibilidade de divórcio por mútuo acordo. Apesar de se ter recandidatado, foi batido em 1981 por François Miterrand.
Antes da sua eleição, Giscard d'Estaing foi ministro das Finanças quando Georges Pompidou era primeiro-ministro, entre 1962 e 1966. Voltou ao Governo com as mesmas funções quando Pompidou já era Presidente entre 1969 e 1974.
Após a sua passagem pelo Eliseu, foi deputado europeu e dedicou-se à escrita, pertencendo mesmo à Academia francesa. Na sua longa carreira política foi deputado, ocupou diversos cargos na política local e regional e sentou-se no Conselho Constitucional.
Em março deste ano, foi acusado por uma jornalista alemã de assédio sexual e foi aberto um inquérito para apurar os factos.