- Comentar
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu esta quarta-feira aos aliados do Ocidente que resolvam "com urgência" a oferta da Polónia de fornecer caças ao país.
Relacionados
Exército russo detém 400 ucranianos que protestavam contra a sua presença
"Quando haverá decisão? Reparem, estamos em guerra!", sublinhou o líder ucraniano num vídeo partilhado esta manhã. "Voltamos a pedir-vos que decidam isto o mais rápido possível. Enviem-nos os aviões."
No mesmo discurso, Zelensky afirmou que o país atingiu o nível de alerta máximo e repetiu o apelo a que seja criada uma zona de exclusão aérea sobre o país, culpando a comunidade internacional pela possível catástrofe humanitária brutal.
Esta terça-feira, os Estados Unidos rejeitaram o plano apresentado pela Polónia de enviar caças MiG-29 para a Ucrânia através de uma base aérea norte-americana em Ramstein, na Alemanha. Em troca, os polacos receberiam F-16.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Vemos nos media que há conversas entre os americanos e os polacos, mas sentimos que não está a ser dado apoio à oferta da Polónia", lamenta Zelensky, que diz que não há tempo para "todos estes sinais". "Isto não é pingue-pongue, são vidas humanas", avisou.

Leia também:
Rússia confirma estar a usar armas termobáricas. Reportagem TSF em Kiev: "Fechem os nossos céus."
Esta terça-feira, o representante do Pentágono John Kirby disse que a perspetiva de enviar os aviões de uma base dos EUA-NATO para um espaço aéreo "sobre a Ucrânia e disputado pela Rússia levanta sérias preocupações".
"Não acreditamos que a proposta da Polónia seja defensável", acrescentou.
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE O CONFLITO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA