Óculos que terão pertencido a Gandhi vendidos em leilão por 290 mil euros

Casa de leilões recebeu óculos pelo correio, enviados pelo vendedor, um britânico 80 anos.

Um par de óculos que alegadamente pertenceu a Mahatma Gandhi foi vendido em leilão por 260 mil libras (cerca de 290 mil euros), fora impostos, mais de 17 vezes o valor estimado.

Os óculos foram vendidos pela casa de leilões britânica Bristol Auctions depois de esta os ter recebido na caixa de correio do seu escritório há dois meses. "O envelope estava literalmente pendurado na nossa caixa de correio", conta à CNN a leiloeira Andy Stowe.

Dentro do envelope, além dos óculos redondos de aros dourados, estava uma nota do vendedor que dizia que Gandhi terá oferecido estes óculos a um tio, de quem os herdara.

Presume-se que este tio se trate de Mohandas Karamchand Gandhi (1869 - 1948), um advogado e anticolonialista indiano que se cruzou com Gandhi na África do Sul quando trabalhou para a British Petroleum (BP).

A leiloeira contactou o vendedor, um britânico de 80 anos, e avaliou os óculos em entre 11 e 13 mil euros, valor que acabou por ser largamente ultrapassado. "Quando lhe ligamos nesse dia mais tarde ele quase caiu da cadeira", conta Andy Stowe.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de