- Comentar
A OMS está preocupada com o aumento do número de casos de Covid-19 e avisa que "a menos que nos mantenhamos disciplinados" poderá haver uma nova vaga. O responsável pela OMS na Europa, Hans Kluge, citado pela AFP, sublinha que "na semana passada, o número de casos aumentou 10 por cento", algo que terá sido impulsionado pelo aumento das viagens, das reuniões e da flexibilização das restrições sociais.
Hans Kluge explica que este crescimento se deve também ao aumento do número de casos associados à variante Delta, detetada pela primeira vez na Índia.
Um relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças estimou que a variante Delta, mais contagiosa, poderá ser responsável por 90% dos novos casos na UE até ao final de agosto.
Kluge adianta ainda que a vacinação da população europeia não está nem perto de onde deveria estar para oferecer a proteção necessária. Foi demonstrado que as vacinas também protegem contra a variante Delta, mas um alto nível de proteção requer duas doses.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O diretor regional para a Europa na Organização Mundial da Saúde lembra que a cobertura vacinal média na região europeia da OMS é de 24%, e metade dos idosos e 40% dos profissionais de saúde ainda estão desprotegidos.
"Isso é inaceitável e está longe da cobertura recomendada de 80% da população adulta", remata.