- Comentar
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está a trabalhar com um grupo de peritos para definir um novo nome para a varíola dos macacos (monkeypox), avança a BBC.
Relacionados
OMS avalia se surto de Monkeypox representa emergência de saúde pública
Portugal recebe vacinas para contactos com varíola dos macacos até ao final do mês
Isto depois de 30 cientistas, incluindo quatro portugueses do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), terem publicado um artigo conjunto onde alertam para a "necessidade urgente" de encontrar um "nome não discriminatório e não estigmatizante" para o vírus e a doença que provoca.
"No contexto do atual surto global, a referência contínua e a nomenclatura deste vírus sendo africano não é apenas imprecisa, mas também discriminatória e estigmatizante. A manifestação mais óbvia disso é o uso de fotos de pacientes africanos para retratar as lesões da varíola nos media. Recentemente, a Associação de Imprensa Estrangeira da África emitiu um comunicado pedindo aos media que parasse de usar imagens de africanos para destacar o surto na Europa."
Nesse sentido, apelam, é preciso encontrar "um sistema de nomenclatura prático e neutro" que permita "uma comunicação eficiente sem o risco de mais equívocos, discriminação e estigmatização".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Monkeypox: que doença viral é esta e a que sintomas estar atento?
Com mais de 1.600 casos confirmados em 32 países, a OMS vai ainda avaliar na próxima semana se o surto de monkeypox representa uma emergência internacional de saúde pública.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, decidiu convocar o Comité de Emergência da organização pelo facto de o vírus "estar a comportar-se de uma forma incomum", pelo crescente número de países com casos confirmados de infeção e ainda pela necessidade de uma resposta coordenada, tendo em conta a dispersão geográfica que a doença regista atualmente.
Esta é a sexta vez que o Comité de Emergência da OMS se reúne para avaliar o risco de uma doença. No passado, o mesmo alerta foi motivado pela Covid-19, zika, ébola, pólio e gripe suína.