Onda de calor provoca incêndios de grandes dimensões em Espanha

Temperaturas superiores a 40 ºC deixam praticamente todas as regiões de Espanha em risco máximo de incêndio. Situação mais preocupante regista-se na Catalunha.

As altas temperaturas que se registam atualmente em Espanha provocaram incêndios de grandes dimensões na Catalunha. Há pelo menos três grandes incêndios em simultâneo na região de Lleida e Tarragona e, de acordo com o jornal La Vanguardia, já estão mobilizados todos os efetivos dos bombeiros daquela comunidade, tendo sido pedido o auxílio da Unidade Militar de Emergências.

Neste momento, não há registo de vítimas, com as autoridades a recomendarem as populações a permanecerem em casa. No total já foram consumidos 2000 hectares de floresta na Catalunha, mas o Governo regional avisa que se o fogo não foram contido, a área ardida pode atingir os 20 mil hectares. Entretanto, a Direção-Geral de Proteção Civil e Emergências solicitou o serviço de mapeamento do satélite Copernicus, do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

As temperaturas têm ultrapassado os 40 ºC em várias comunidades, com as autoridades a aconselharem a população a manter-se hidratada e a evitar qualquer tipo de fogo em zonas sensíveis. Na passada segunda-feira, segundo o sistema de monitorização da União Europeia, a temperatura do solo no interior do país atingiu os 53 ºC.

Além de Espanha, também França está a sentir os efeitos de uma onda de calor fora de época, pouco normal no mês de junho, registando também vários fogos, sobretudo nos departamentos do sul.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de