ONU quer 30% de áreas protegidas na Terra até 2030

As Nações Unidas incluem oceanos na proposta que será discutida na 15.ª Convenção da ONU sobre diversidade biológica, que se realiza na China em outubro.

As Nações Unidas querem que até 2030 as áreas protegidas cubram 30% da Terra, incluindo oceanos, para defender a biodiversidade do planeta, segundo um documento divulgado esta segunda-feira.

O documento é a primeira versão de uma proposta que irá ser discutida na 15.ª reunião da Convenção da ONU sobre a diversidade biológica (COP15), marcada para a cidade de Kunming, na China, em outubro deste ano e que é considerada crucial para definir um roteiro de proteção dos ecossistemas.

A versão preliminar do texto a ser negociado na COP15, prevê nomeadamente "a proteção de sítios de especial importância para a biodiversidade através de áreas protegidas e outras medidas efetivas de conservação por região", cobrindo "pelo menos 30% das áreas terrestres e marinhas, com pelo menos 10% sob estrita proteção" até 2030. As percentagens são para serem negociadas na COP15.

Organizações não governamentais já se manifestaram preocupadas com a falta de qualquer menção à eficácia da gestão desses espaços.

Outra medida visa "reduzir a poluição causada pelo excesso de nutrientes, biocidas, resíduos de plástico e outras fontes de poluição em pelo menos 50% até ao final da década".

O texto retoma as conclusões dos especialistas em biodiversidade da ONU. Num grande relatório publicado em maio de 2019 os especialistas destacaram o papel da agricultura, desmatamento, caça e pesca, alterações climáticas, poluição e espécies invasoras na degradação acelerada da natureza.

A Convenção sublinha também a importância de soluções baseadas na natureza para atender às metas do acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Especialistas em biodiversidade vão reunir-se em várias ocasiões durante este ano, uma delas entre 15 e 22 de fevereiro na Índia, na XIII Conferência das Partes da Convenção de Espécies Migratórias e Animais Selvagens.

De 23 a 28 de fevereiro reúne-se em Davos, na Suíça, o Fórum Mundial da Biodiversidade. E pela mesma altura (24 a 28 de fevereiro) realiza-se na China a primeira reunião preparatória da COP15.

De 02 a 06 de junho Portugal e Quénia acolhem de forma conjunta, em Lisboa, a Conferência dos Oceanos da ONU.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de