Os efeitos colaterais da epidemia

João Pedrosa decidiu ficar na cidade chinesa que foi o epicentro do novo coronavírus. Agora, escreve no site da TSF sobre o estranho dia a dia em Wuhan.

Ao completar-se o segundo mês de bloqueio de Wuhan, as autoridades da província de Hubei anunciaram um conjunto de politicas para incrementar o emprego da região.

Estão incluídos subsídios às empresas e às agências de emprego para que estas criem oportunidades de trabalho.

O recrutamento de professores rurais, médicos e assistentes sociais será" alargado. É dado especial enfoque aos graduados universitários.

O pacote também inclui medidas de apoio dirigidas a estudantes do ensino superior, bem com aos que retornam à província, para que possam criar pequenos negócios.

As autoridades de Hubei em conjunto com outras províncias estão a identificar novas oportunidades de trabalho.

Para aqueles que encontrem dificuldades em obter ocupação laboral, apesar das medidas preconizadas, o governo local oferecerá empregos de assistência social.

Estima-se que Hubei abrigue cerca de 11 milhões de trabalhadores migrantes, dos quais 6 milhões exercem a sua atividade fora da província.

Cerca de 70% deles viajaram para as suas províncias de origem antes dos feriados do ano novo chinês e não puderam voltar a casa devido ao bloqueio implementado para conter a propagação da Covid-19.

Um projeto de assistência ao emprego foi lançado pela Liga da Juventude Comunista Chinesa (LJCC) para ajudar jovens de Hubei que foram vítimas de infeção com o novo coronavírus.

A cada jovem será facultado, caso necessite, uma carta de recomendação, informações de duas potencias vagas de emprego e um curso de formação gratuito. Este é um dos seis programas de apoio lançados pela LJCC.

Os interessados podem registar-se numa aplicação oficial da Liga, para que tenham acesso a vários subsídios.

Cerca de 6000 vagas de trabalho já foram facultadas.

Depois dos "mortos e dos feridos", há que tratar da vida.

Mantenham-se seguros e saudáveis!

João Pedrosa, em Wuhan

(23 de Marco de 2020)

Outras Notícias

Patrocinado

Apoio de

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de