- Comentar
Jeremy Hunt, nomeado ministro das Finanças do Reino Unido, há pouco mais de uma semana, pela então ainda primeira-ministra Liz Truss, vai continuar no cargo ao serviço do Governo britânico, agora liderado por Rishi Sunak.
Relacionados
Sunak aponta estabilidade económica como "prioridade" e promete consertar erros de Truss
"Violação grave" do código ministerial. Sunak demite presidente do Partido Conservador
A composição do executivo começou a ser conhecida esta terça-feira e, além da continuidade de Hunt, soube-se também desde cedo que Dominic Raab vai ser o vice-primeiro-ministro e ministro da Justiça. No que acabou por ser uma tarde inteira a revelar nomes, a lista foi ficando cada vez mais longa.
O ministro das Relações Exteriores, James Cleverly, transita do Governo anterior, assim como Ben Wallace, que vai continuar a liderar a Defesa. Nadhim Zahawi também tem lugar no governo, mas não lhe é atribuída qualquer pasta.
A Saúde fica entregue a Steve Barclay. Também entra no executivo Michael Gove, que fica com o Nivelamento (Levelling Up), Habitação e Comunidades, assumindo ainda as Relações Intergovernamentais.
Suella Braverman, que apresentou a demissão um dia antes de Liz Truss ter feito o mesmo, volta ao cargo de ministra do Interior.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O ministro para o Comércio, Energia e Estratégia Industrial é Grant Shapps e a pasta da Educação fica nas mãos de Gillian Keegan.
Os temas do Trabalho e Pensões ficam sob alçada de Mel Stride e o Ambiente, Alimentação e Ruralidade vão ser governados por Thérèse Coffey. Os Transportes são agora a pasta de Mark Harper.
Kemi Badenoch mantém-se com o Comércio Internacional, a Igualdade e as Mulheres, presidindo também à Câmara de Comércio, enquanto Michelle Donelan continua com quatro pastas: Digital, Cultura, Média e Desporto.
O ministro para a Irlanda do Norte é Chris Heaton-Harris, o responsável para a Escócia é Alister Jack e o País de Gales fica com David TC Davies.
Há cinco ministros de Estado: Johnny Mercer (Assuntos dos Veteranos), Tom Tugendhat (Segurança), Gavin Williamson (sem pasta), Robert Jenrick (Imigração) e Andrew Mitchell (Desenvolvimento).
Penny Mordaunt, que era candidata à liderança dos Conservadores e, ao desistir, entregou o lugar a Sunak foi reconduzida como líder da Câmara dos Comuns.
A nova Procuradora-Geral é Victoria Prentis e o tesoureiro geral é Jeremy Quin.
O escolhido para o cargo de líder parlamentar é Simon Hart, que foi Ministro do Governo para o País de Gales entre 2019 e 2022, sob a liderança de Boris Johnson.
Na Câmara dos Lordes é reconduzido Nicholas True.
No cargo de Chanceler do Ducado de Lancaster surge Oliver Dowden.
John Glen é o secretário do Tesouro.