- Comentar
O Papa Francisco deu entrada esta quarta-feira num hospital de Roma e cancelou as audiências para os próximos dois dias. Inicialmente, o Vaticano referiu que Francisco estaria a fazer exames previamente agendados, mas depois confirmou que foi diagnosticada uma infeção respiratória.
Relacionados
Médicos estão "otimistas". Papa Francisco "sereno" após "noite tranquila" no hospital
"A melhorar progressivamente." Papa Francisco volta ao trabalho no hospital
De acordo com o Vaticano, o Papa Francisco, de 86 anos, terá de ficar "vários dias para o tratamento médico apropriado" no Hospital Universitário Gemelli, onde foi operado em 2021. O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, informou que o líder da Igreja Católica foi ao hospital fazer exames, depois de queixas de dificuldades em respirar.
Ouça o comentário do especialista em assuntos religiosos da TSF, Manuel Vilas Boas
Antes da confirmação do Vaticano, o jornal italiano Corriere della Sera noticiou que, segundo relatos do hospital, Francisco chegou de ambulância e "teve problemas cardíacos e respiratórios".
De acordo com o mesmo jornal, o Papa sentiu dores no peito após a audiência geral realizada na Praça de São Pedro e o enfermeiro pessoal aconselhou, "por prudência", a realizar exames.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
As audiências papais até sexta-feira foram canceladas, permanecendo a dúvida sobre se Francisco irá participar nas atividades da Semana Santa no Vaticano, que começam no domingo.
Francisco apareceu esta quarta-feira publicamente, aparentemente com saúde, durante a sua audiência geral regular, embora tenha demonstrado trejeitos de dor ao entrar e sair do "Papamóvel".
O Papa teve parte de um pulmão removido quando era jovem, devido a uma infeção respiratória, o que explica a forma como fala, quase sussurrando.
Francisco passou 10 dias no hospital Gemelli após a cirurgia de 2021, para um estreitamento intestinal, que incluiu a remoção de 33 centímetros do seu cólon.
Há mais de um ano que o Papa se socorre de uma cadeira de rodas para se mover, devido a uma tensão nos ligamentos do joelho direito e a uma pequena fratura no joelho.
O Papa não foi operado ao joelho porque não respondeu bem à anestesia geral durante a cirurgia intestinal de 2021.
Notícia atualizada às 19h42