- Comentar
Pelo menos 18 pessoas morreram nas inundações ocorridas na noite de quarta-feira para esta quinta-feira em Nova Iorque na sequência da passagem do furacão Ida pelos Estados Unidos, adianta o jornal norte-americano The New York Times.
Kathy Hocul, a governadora do estado de Nova Iorque, e Bill de Blaise, o presidente da câmara cessante da capital económica e cultural norte-americana, decretaram "estado de emergência" após as inundações que afetam potencialmente 20 milhões de habitantes.
Os fortes ventos e chuvas associadas ao Ida - que atravessou parte do país - causaram inundações significativas, levando à suspensão da circulação do metropolitano na cidade de Nova Iorque.

Leia também:
Nova Iorque declara estado de emergência devido a inundações
Com aqueles mortos, o balanço de vítimas mortais sobe para pelo menos 17, desde que o Ida tocou terra no domingo no Luisiana (sul).
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O serviço meteorológico norte-americano (NWS) registou um recorde absoluto de 80 mm de chuva numa hora em Central Park. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os aguaceiros de chuva são considerados violentos (a classificação mais grave) quando se registam valores acima dos 50 mm/h.
Centenas de voos foram anulados nos aeroportos de Newark, LaGuardia e JFK.
O governador do vizinho estado de Nova Jersey, Phil Murphy, também declarou o estado de emergência.
Em Nova Jersey, as inundações provocaram um morto, segundo a agência noticiosa espanhola EFE, que cita o presidente da câmara de cidade de Passaic, Hector Lora.
Wild scene in the subway tonight #subwaycreatures #ida pic.twitter.com/G5MJp1qGhw
O furacão Ida, que diminuiu de intensidade passando a tempestade tropical, vai continuar a deslocar-se dirigindo-se esta quinta-feira para a Nova Inglaterra.
Hero bus driver managed to get us safely through the 3-4 feet of rain coursing down the boulevard, but only seemed to be getting worse.
Finally made it through to higher ground and a fellow passenger exclaims "oh no I missed my stop.." pic.twitter.com/ofrVQhGnhK
O Presidente norte-americano, Joe Biden, visita na sexta-feira o Luisiana, onde o Ida destruiu muitas infraestruturas e deixou sem eletricidade mais de um milhão de habitações.
* Atualizado às 17h39