- Comentar
Os peritos do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos recomendaram este sábado a utilização das vacinas contra a Covid-19 das farmacêuticas Pfizer e Moderna em crianças a partir dos seis meses.
Relacionados
Anthony Fauci está infetado com Covid-19
Média de casos de Covid-19 baixa para as 17.204 infeções diárias
Vacina da Pfizer contra Covid-19 apontada como segura e eficaz para menores de 5 anos
Os especialistas do CDC concluíram, por unanimidade, que as vacinas contra o coronavírus SARS-CoV-2 adaptadas para esta faixa etária oferecem proteção contra a hospitalização, morte e complicações de saúde a longo prazo provocadas pela Covid-19.
A administração norte-americana tem-se preparado para dar início à administração das vacinas na próxima semana, com milhões de doses distribuídas por hospitais e clínicas de todo o país, estimando que cerca de 18 milhões de crianças serão elegíveis nesta fase da vacinação, avança a agência Associated Press.

Leia também:
Regulador europeu do medicamento inicia análise de vacina adaptada da Moderna
"Os pais vão respirar de alívio sabendo que estas vacinas estarão disponíveis muito em breve", salientou Jack Resneck, presidente da Associação Médica Americana, em comunicado.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
De acordo com os dados oficiais, menos de um terço das crianças entre os 5 e os 11 anos já foram imunizadas contra o SARS-CoV-2 nos Estados Unidos desde que a vacinação foi aberta para este grupo etário, em novembro de 2021.
As vacinas pediátricas da Pfizer e da Moderna receberam na sexta-feira 'luz verde' da autoridade norte-americana do medicamento (FDA).
A vacina de duas doses da Moderna foi aprovada para crianças entre os seis meses e os 5 anos de idade e a da Pfizer, de três doses, pode ser administrada a crianças entre os seis meses e 4 anos de idade, anunciou o regulador norte-americano.
As autoridades norte-americanas esperam que a maioria das doses seja administrada nos consultórios de pediatras, prevendo ainda que o ritmo de vacinação possa ser mais lento do que o registado nos adultos.
Segundo a AFP, após o anúncio da FDA, a Pfizer afirmou que pretende solicitar a aprovação para este grupo etário à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) no início de julho.