Perto de Odessa. Tropas russas atingem porto de Chornomorsk

Esta cidade está localizada a 20 quilómetros a oeste de Odessa, onde, este sábado, entra em vigor o recolher obrigatório.

A cidade de Chornomorsk, situada a 20 quilómetros a oeste de Odessa, foi atingida pelas tropas russas, pouco depois das 07h00 deste sábado (hora local, menos duas horas em Lisboa).

Uma grande explosão, audível em Odessa, aconteceu no porto de Chornomorsk, tendo sido possível ver fumo a sair de um edifício.

Em Odessa, começa esta noite o recolher obrigatório, que se prolonga até à manhã de segunda-feira, dado que, tal como o autarca da cidade já explicou, espera-se um ataque com mísseis russos no domingo, dia em que se celebra a libertação das tropas nazis, em 1944.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.626 civis, incluindo 132 crianças, e feriu 2.267, entre os quais 197 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,3 milhões para os países vizinhos.

Esta é a pior crise de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial (1939-1945) e as Nações Unidas calculam que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária.

ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de