Pfizer terá vacina eficaz contra a variante Ómicron "pronta em março"

A farmacêutica já começou a fabricar doses da vacina que será eficaz contra a variante detetada em novembro na África do Sul.

A Pfizer já começou a produzir uma vacina contra a variante Ómicron do SARS-Cov-2. A informação foi confirmada pelo CEO da empresa que espera ter a vacina pronta já em março e em distribuição no mês de junho. "A vacina está pronta em março. Já começámos a fabricar algumas quantidades por nosso risco", disse à CNBC Albert Bourla.

O CEO da farmacêutica garante que já existem governos interessados em atualizar o stock existente das vacinas contra a Covid-19. Bourla diz que o objetivo desta nova vacina é que ela seja eficaz contra a propagação da doença.

Tal como a Pfizer, a Moderna que fabrica também vacinas com a tecnologia de RNA mensageiro, já está a trabalhar em doses de reforço que sejam eficazes contra a variante Ómicron. A CEO da farmacêutica norte-americana confirmou, na semana passada, que já começaram os ensaios clínicos para testar a eficácia da nova vacina.

Na última semana, a Organização Mundial da Saúde registou um novo máximo de casos diários a nível mundial, superior a dois milhões de contágios. O aumento explica-se pela grande transmissibilidade da variante Ómicron, que já está presente em centenas de países.

Em Portugal, segundo os últimos dados do Instituto de Saúde Pública Dr.º Ricardo Jorge (INSA), a variante Ómicron é responsável por mais de 90% dos contágios.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de