- Comentar
A polícia guatemalteca anunciou este sábado ter resgatado 126 migrantes, na sua maioria haitianos, que tinham sido abandonados dentro de um contentor no sul da Guatemala enquanto tentavam atravessar para o México para chegar aos Estados Unidos.
Os migrantes foram localizados esta madrugada "num reboque abandonado" numa estrada entre as cidades de Nueva Concepción e Cocales, no sul da Guatemala, anunciou o porta-voz da polícia guatemalteca, Jorge Aguilar, em declarações aos jornalistas.
"Ouvimos gritos e pancadas vindas do contentor, abrimos as portas e lá dentro estavam 126 pessoas sem documentos: 106 do Haiti, 11 do Nepal e nove do Gana", disse.

Leia também:
Seis migrantes mortos a tiro por guardas ao fugirem de centro de detenção na Líbia
O grupo foi levado para um abrigo pertencente ao Instituto Guatemalteco de Migração. A América Central, onde milhares de guatemaltecos, hondurenhos, salvadorenhos e nicaraguenses tentam chegar aos Estados Unidos todos os anos, enfrenta ela própria uma crise migratória desde há vários meses.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Milhares de migrantes de fora da região, na sua maioria haitianos, procuram chegar aos Estados Unidos, apesar de uma viagem perigosa e difícil a partir de vários países.
Desde o início de 2021, mais de 50 migrantes morreram no Panamá enquanto tentavam atravessar a zona da selva de Darien, na fronteira com a Colômbia, segundo o ministério público panamenho.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) anunciou esta sexta-feira que mais de 7500 migrantes haitianos foram deportados em menos de três semanas pelos Estados Unidos, que fretaram 70 voos para levar a cabo estas deportações.
O governo mexicano também repatriou migrantes haitianos para Port-au-Prince.