Portugal entregou a Angola mais 477.600 doses de vacinas

O anúncio foi feito pelo Ministério dos Negócio Estrangeiros. Com este novo tranche, o total de vacinas enviadas para Angola ascende a quase um milhão e quatrocentas mil doses (1.397.600).

Portugal disponibilizou a Angola, através da iniciativa Covax (Acesso Global às Vacinas da Covid-19), mais 477.600 doses de vacinas contra a Covid-19 (da Moderna) que foram entregues às autoridades de saúde esta quarta-feira, informou o Ministério dos Negócio Estrangeiros.

De acordo com uma nota de imprensa do Gabinete do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, com esta doação, enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia Covid-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste, "o total de vacinas enviadas para Angola ascende a quase um milhão e quatrocentas mil doses (1.397.600)".

"Portugal assumiu o compromisso político de disponibilizar aos PALOP e a Timor-Leste pelo menos 5% das suas aquisições de vacinas contra a Covid-19, compromisso este que foi reforçado durante a Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que teve lugar em julho passado em Luanda", acrescenta.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.270.700 mortes em todo o mundo, entre mais de 266,54 milhões infeções pelo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em 57 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de