Portugueses vão "ser" Ursula Von Der Leyen… por um dia

Durão Barroso já foi presidente da Comissão Europeia. Mas há outros portugueses que podem querer representar a função por um dia. Hackathon SOTEU é o desafio da Comissão Europeia em Portugal.

Entre 19 e 21 de agosto, quarta a sexta da próxima semana, a representação da Comissão Europeia em Portugal leva a cabo uma iniciativa que pretende levar os participantes a refletir sobre os temas e propostas que faria se fosse Presidente da Comissão Europeia? É esse o desafio do Hackathon #SOTEU que ocorre online. SOTEU é o acrónimo em inglês para State of the European Union, o discurso do estado da União Europeia, que este ano acontecerá, com Ursula Von Der Leyen a discursar perante os eurodeputados, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a 16 de setembro.

Segundo os organizadores, a ideia é que, num curto espaço de tempo, 48 horas, os participantes, em "ritmo animado", refletem sobre o projeto europeu, "conversam com peritos de diferentes temas e superam vários desafios para criar o seu próprio discurso". Uma oportunidade para "questionar e contribuir com ideias concretas e com discursos alternativos e inspiradores para os próximos passos da União Europeia. Os melhores discursos serão difundidos e publicados, nomeadamente pela TSF) e as questões e temas levantados vão contribuir para o SOTEU que acontece a 16 de setembro proferido pela atual presidente da Comissão.

Com importância decalcada do discurso do estado da união (State of the Union) americano, este momento político inaugural na vida do ano comunitário, é uma oportunidade "para uma reflexão sobre os sucessos e desafios do ano cessante, e, com base nisso, anunciar prioridades para os doze meses vindouros".

Este ano, será o primeiro SOTEU proferido por Ursula Von der Leyen desde que tomou posse em dezembro de 2019 e acontece num momento em que a UE debate o plano proposto para a recuperação da crise atual, no sentido de levar os países a implementarem "as prioridades rumo a uma Europa mais sustentável, digital e resiliente".

O Hackathon SOTEU é aberto a portugueses em qualquer parte do mundo ou residentes em Portugal (a partir dos 18 anos), "que tenham vontade de ter mais voz para as suas ideias para o caminho europeu". A participação é gratuita e é feita através de inscrição até segunda-feira, 17 de agosto. A seleção será feita com base no "perfil e motivação, com vista a conseguir um grupo diverso que possa contribuir com questões e ideias construtivas e alternativas de diferentes pontos de vista, setores e temas". Durante a sessão de encerramento, no dia 21 de agosto às 10h00, um júri de jornalistas e a votação do público selecionam os três discursos vencedores.

As sessões de abertura e de encerramento, onde serão apresentados os trabalhos finais, podem ser acompanhadas de forma aberta em https://hackathon-SOTEU.eu e nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal. Mas também na TSF e em TSF.pt.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de