Prémio Sakharov: Ilham Tohti, o ativista que luta pelos direitos da minoria uigure na China

Tohti trabalha há duas décadas para promover o diálogo entre a minoria uigure e o Governo chinês. Foi condenado a prisão perpétua em 2014, sob a acusação de "separatismo".

O Prémio Sakharov 2019 foi atribuído, esta quinta-feira, pelo Parlamento Europeu, a Ilham Tohti, um ativista dos direitos da minoria uigure na China. Teresa Nogueira, que coordena o grupo sobre direitos humanos na China da Amnistia Internacional em Portugal, considera que a atribuição do prémio Sakharov é uma forma de chamar a atenção para certas causas e destaca o percurso do vencedor deste ano, dedicado a uma das minorias que mais sofre na China.

"Ilham Tohti era um respeitadíssimo professor de Economia da Universidade Central das Nacionalidades, em Pequim, e foi o fundador do site bilingue Uighur Online, onde mostrava o descontentamento dos uigures pelas políticas do Governo chinês que limitavam o uso da língua uigure e restringiam severamente a prática da sua religião, que é maioritariamente muçulmana", recordou Teresa Nogueira, ouvida pela TSF.

"Foi condenado a prisão perpétua em 2014, acusado de separatismo. É uma acusação que os chineses têm usado amplamente contra os uigures, cuja nacionalidade eles querem fazer desaparecer, tal como os tibetanos", atirou a representante da Amnistia Internacional.

Teresa Nogueira indica que há, nesta altura, cerca de "um milhão de uiguires em campos de concentração, a que os chineses chamam de 'campos de transformação pela educação'".

Uma reportagem transmitida pela BBC, em julho deste ano, denunciava que a China está a separar deliberadamente crianças muçulmanas das famílias na região de Xinjiang, no extremo Noroeste do país.

"É muito comum. Os pais vão para campos de concentração e os filhos vão para infantários próprios para crianças uigures, para serem formatadas logo dentro da doutrina chinesa", afirmou Teresa Nogueira.

Ilham Tohti celebra 50 anos esta sexta-feira, dia 25 de outubro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de