- Comentar
O gabinete do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, lançou esta terça-feira um site na Internet de ajuda humanitária, fornecendo contactos de centros humanitários estrangeiros e ucranianos para "apoiar a população".
"Aqui, quem quiser apoiar a Ucrânia e os ucranianos pode obter instruções sobre como fazê-lo", indicam as informações disponibilizadas na página online.
O portal foi desenvolvido em conjunto pela equipa do gabinete do Presidente da Ucrânia e do gabinete de Ministros.
"Informações para cidadãos ucranianos que se tornam refugiados ou estão a planear deixar o país podem ser encontradas no portal. [...] Existe uma linha direta do Estado para aqueles que desejam fornecer ajuda humanitária à população ou apoiar os militares e os combatentes territoriais ucranianos", é acrescentado.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 953 mortos e 1.557 feridos entre a população civil, incluindo mais de 180 crianças, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,53 milhões para os países vizinhos, indicam os mais recentes dados da ONU.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE O CONFLITO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA