- Comentar
O presidente ucraniano pediu este sábado um calendário claro para uma possível adesão à NATO e uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas face à escalada de tensão militar com a Rússia.
Relacionados
Aumenta para dois o número de soldados ucranianos mortos no leste da Ucrânia
Gomes Cravinho defende "diálogo" como única saída para crise na Ucrânia
Numa intervenção numa conferência internacional em Munique, Volodymyr Zelensky pediu ainda aos países ocidentais para acabarem com o que chamou "política de apaziguamento" da Rússia, com cujo Presidente, Vladimir Putin, propôs um encontro.
"Não sei o que quer o presidente russo, eis porque proponho que nos encontremos", declarou.
Zelensky afirmou que, "nas próximas semanas, é preciso procurar novas garantias de segurança para a Ucrânia com os países do Conselho de Segurança e com a participação da Europa, Alemanha e Turquia".
Pediu ainda um calendário "claro e exequível" com vista à adesão da Ucrânia à Aliança Atlântica, reclamando do Ocidente um roteiro para esse fim.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Deram à Ucrânia garantias de segurança quando renunciou às suas armas nucleares, deixando de ser a terceira potência nuclear mundial. Não temos essas armas nem temos segurança, mas temos o direito de exigir que acabe a política de apaziguamento e garantias de segurança e de paz", argumentou.