- Comentar
França colocou sob vigilância um afegão retirado de Cabul por suspeitas de ligações aos taliban, revelou esta segunda-feira o ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, à AFP. O homem está também a ser vigiado pelos serviços secretos franceses.
"Acreditamos que pode estar ligado aos taliban, mesmo que tenha ajudado muito na evacuação da embaixada francesa", disse o ministro.
O suspeito admitiu que já pertenceu aos taliban e disse ter trabalhado como chefe armado de um posto de controlo taliban em Cabul.

Leia também:
Alemanha negoceia segurança de aeroporto de Cabul após 31 de agosto
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Dadas as dificuldades consideráveis de realizar investigações sobre as pessoas que estão as ser repatriadas, as autoridades concordaram em levar esta pessoa e a sua família a bordo", explicou Gerald Darmanin.
Há outros quatro homens retirados do Afeganistão que também estão sob vigilância porque as autoridades acreditam que estão ligados a este suspeito.
Macron prometeu, num discurso televisivo na semana passada, que França iria "proteger aqueles que estão mais ameaçados no Afeganistão" ao mesmo tempo que prometeu que a Europa iria elaborar uma iniciativa "robusta" para impedir a migração ilegal e, em particular, as redes de tráfico de pessoas.
"Temos de nos antecipar e proteger-nos contra os fluxos migratórios irregulares significativos que põem em perigo os migrantes e correm o risco de incentivar o tráfico de todos os tipos", acrescentou o Presidente francês.