- Comentar
A Orquestra Sinfónica Clássica de Kiev reuniu-se, esta quarta-feira, na Praça da Independência, na capital, perante uma pequena multidão para tocar o hino nacional da Ucrânia enquanto as forças russas ameaçam invadir a cidade. O grupo de músicos tocou um excerto de Ode To Joy, de Beethoven, na qual se baseia o hino da União Europeia, dando a entender que concordam com o desejo do governo ucraniano em aproximar-se da Europa e afastar-se da Rússia.
Relacionados
Vídeo divulgado por Zelensky mostra maternidade destruída em Mariupol
Reportagem TSF. Aqui, Kiev: uma cidade à espera
Amnistia Internacional admite crime de guerra em ataque a Chernigov
Das dezenas de pessoas que se reuniram no local para assistir ao concerto, muitas agitaram bandeiras ucranianas, aplaudiram o hino nacional no final e uma mulher até chegou mesmo a gritar: "à Ucrânia".
Ouça aqui a reportagem na praça Maidan, na capital ucraniana, Kiev.
As forças russas estão a tentar invadir a capital, embora os intensos combates nos arredores tenham abrandado o seu progresso.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.
Ouça aqui o relato do enviado especial da TSF, Pedro Cruz, na chegada a Kiev

Leia também:
Rússia confirma estar a usar armas termobáricas. Reportagem TSF em Kiev: "Fechem os nossos céus."

Leia também:
Corte de energia em Chernobyl gera risco de descarga nuclear
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE O CONFLITO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA