- Comentar
Para muitos dos migrantes a caminho da fronteira com a Polónia, Lviv é um ponto de passagem. É esta cidade que esta quinta-feira, pelas 14h00 horas locais (12h00 em Lisboa), vai receber a imagem da virgem peregrina enviada pelo Santuário de Fátima.
O enviado especial da TSF à Ucrânia, Pedro Cruz, adianta que "a réplica da imagem da virgem de Fátima vai ficar pelo menos um mês na maior Igreja católica de Lviv e de toda a região ocidental da Ucrânia".
Ouça aqui a reportagem do enviado especial da TSF, Pedro Cruz, em Lviv
Um dos padres que vai receber esta imagem falou com a TSF e afirmou que estão todos "muito satisfeitos e felizes por este símbolo mundial da fé católica" estar na cidade. "É um momento de alguma expectativa", descreve Pedro Cruz, acrescentando que está preparada uma procissão antes de imagem da virgem de Fátima "ocupar o seu lugar dentro da Igreja".
Pedro Cruz refere que "será um momento de alguma emoção sobretudo para os que vivem a fé católica".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Ouça a reportagem do momento em que a imagem chegou a Lviv.
A réplica da imagem de Fátima aterrou em Varsóvia, na Polónia, na quarta-feira, e está agora a fazer o caminho até Lviv de carro, num "percurso lento" que demorará 24 horas.
O enviado especial da TSF nota que, "até agora, Lviv é uma cidade segura". "As sirenes tocaram esta noite várias vezes, durante bastante tempo, obrigando o recolher das pessoas a abrigos, mas não houve até agora notícia de qualquer bombardeamento na cidade."
Lviv "é uma cidade de resistência", em que desde segunda-feira as pessoas voltaram a trabalhar, correspondendo "de forma massiva" ao apelo do Governo, que pediu "para que as pessoas voltassem à normalidade".
As lojas voltaram a abrir portas e há "muito mais" movimentação nas ruas", assinala ainda Pedro Cruz.
