Seca na Suíça. Exército leva água ao gado nas montanhas

Uma primeira operação de transporte de água por helicóptero ocorreu nas encostas da montanha Gräfimatt, no cantão central de Obwalden.

A seca e a onda de calor que a Suíça atravessa este verão, como outros países da Europa, levou o exército do país a mobilizar-se para levar água para a pecuária em algumas zonas alpinas, informou o governo.

Uma primeira operação de transporte de água por helicóptero ocorreu nas encostas da montanha Gräfimatt, no cantão central de Obwalden, para garantir a sobrevivência dos animais, segundo uma nota divulgada esta terça-feira pelo Ministério da Defesa.

A água foi transportada de um lago, o Sarnen, localizado a 15 quilómetros da zona onde o gado pasta nestes meses de verão, respondendo a um pedido de ajuda das comunidades da região.

O exército vai verificar nos próximos dias a necessidade de água para o gado noutras áreas, refere o comunicado.

As altas temperaturas nos Alpes suíços estão a obrigar a medidas inéditas, como a proibição de uso da clássica rota de subida ao famoso monte Jungfrau (4.158 metros e Património Mundial) devido ao perigo de avalanches relacionadas com o calor, algo que nunca ocorreu em mais de um século.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de