- Comentar
A Kioskzine é uma pequena revista bimestral de fotografia, que nasceu em fevereiro de 2020 pela mão de três fotógrafos portugueses: Paulo Pimenta, José Farinha e Daniel Rodrigues. A edição, agora disponível, traz fotografias de João Pina tiradas no início da pandemia, no Copan, o maior edifício de habitação da América Latina, em São Paulo, no Brasil.
À conversa com a TSF, João Pina relembra a principal dificuldade na altura em que a pandemia dava os primeiros passos.
"Diziam-nos para não usarmos máscara. A maior dificuldade foi claramente o acesso, falar com as pessoas, explicar o que estava a fazer e tomar todos os cuidados. Lavava as mãos, tomava não sei quantos duches por dia, trocava de roupa, desinfetava as máquinas e lá ia eu, sem contacto próximo com as pessoas", relembrou João Pina.
Ouça aqui a conversa de João Pina com Guilhermina Sousa
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
No Copan, em São Paulo, vivem mais de cinco mil pessoas de diferentes níveis sociais, distribuídas por mais de mil apartamentos.
"Não sei se é um deserto ou esmagamento do mundo em que vivemos. Ali não há vida, só decadência. Tenho uma imagem de cima para baixo, de 30 e muitos andares, de uma escada em caracol em que não havia ninguém porque as pessoas estavam confinadas, não podiam andar a circular pelo edifício. Havia muito essa sensação do perdido, abandono e silêncio", acrescentou o fotógrafo.

Leia também:
Janela com vista para o Copan