Sismo de 6,8 atinge nordeste do Japão sem causar vítimas ou danos materiais

O terramoto ocorreu às 10h27, hora local (01h27 em Lisboa), ao largo da costa da cidade de Ishinomaki, na prefeitura de Miyagi, com 60 quilómetros de profundidade.

Um sismo de magnitude 6,8 graus de magnitude sacudiu este sábado o nordeste do Japão sem causar danos materiais e sem que as autoridades japonesas tenham emitido alerta de tsunami.

O sismo ocorreu às 10h27 horas locais (01h27 TMG) deste sábado e teve epicentro a uns 60 km abaixo do leito de mar frente à costa de prefeitura de Miyagi.

O terramoto alcançou essa prefeitura do nordeste do Japão com nível cinco na escala japonesa.

Noutras áreas do nordeste do Japão, incluindo as das prefeituras de Iwate e Fukushima, o sismo atingiu o nível cinco ou cinco inferior, segundo dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA).

As autoridades de Miyagi e de Fukushima informaram de que três pessoas ficaram com ferimentos ligeiros devido ao sismo.

O terramoto provocou, porém, a interrupção de alguns troços de linhas ferroviárias, entre as quais uma de alta velocidade que atravessa o nordeste do país. Todas as linhas voltaram a funcionar dentro da normalidade cinco horas após o sismo.

O Japão assenta no designado Anel de Fogo, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terramotos com frequência tendo as suas estruturas edificadas sido desenhadas especialmente para aguentar os terramotos.

* Atualizado às 12h46

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de