Sismo de magnitude 5.6 registado na Islândia

As autoridades islandesas alertaram, entretanto, os habitantes da zona oeste do país sobre a eventual ocorrência de mais abalos.

Um sismo de magnitude 5.6 na escala de Richter foi registado na região sudoeste da Islândia, não existindo, até ao momento, relatos de vítimas ou danos materiais, avançaram as agências noticiosas internacionais.

O Instituo de Meteorologia islandês informou que o abalo foi registado ao início da tarde (14h43 hora de Lisboa) e que o epicentro do tremor de terra foi localizado perto de Krysuvik, a cerca de 35 quilómetros a sul da capital do país, Reiquiavique.

A agência norte-americana Associated Press (AP) relatou que edifícios em Reiquiavique sofreram abalos durante o sismo.

A primeira-ministra islandesa, Katrin Jakobsdottir, estava a intervir num evento 'online' organizado pelo jornal norte-americano Washington Post quando foi registado o tremor de terra.

Katrin Jakobsdottir fez uma pausa na intervenção, afirmando: "Oh meu Deus, está a acontecer um terramoto". E acrescentou: "Bem, isto é a Islândia".

As autoridades islandesas alertaram, entretanto, os habitantes da zona oeste do país sobre a eventual ocorrência de mais abalos.

A comunidade científica local não verificou um aumento da atividade vulcânica nesta região, cenário frequentemente associado à atividade sísmica na Islândia.

Apesar de ser um dos países mais ativos do mundo em termos sismológicos, a grande parte dos tremores de terra ocorridos na Islândia são de pequena magnitude e provocam poucos danos.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de