Sismo de magnitude 6,1 abala ilhas Kermadec na Nova Zelândia

Não foram registados danos nem emitido alerta de tsunami.

Um sismo de magnitude 6,1 abalou, este sábado, as ilhas Kermadec, um arquipélago que pertence à Nova Zelândia, sem que as autoridades relatassem danos materiais ou emitissem alerta de tsunami.

O sismo ocorreu às 20h16 horas locais (7h16 GMT) e o seu epicentro foi localizado a 13 quilómetros de profundidade da linha do mar no Oceano Pacífico, segundo o Serviço de Geologia dos Estados Unidos (USGS), que vigia a atividade sísmica em todo o mundo.

O terramoto teve lugar a 833 quilómetros a sudoeste de Ohonua, a localidade mais próxima e principal população da ilha de Eua, no país polinésio de Tonga.

As ilhas Kermadec, situadas entre a Nova Zelândia e Tonga, estão desabitadas, com exceção do pessoal da base permanente instalada na ilha de Raoul, que tem uma estação meteorológica e de rádio.

Na madrugada de sexta-feira, as autoridades neozelandesas ativaram um alerta de tsunami duas vezes, e levantaram-nos de seguida, após vários terramotos mais fortes, incluindo um de magnitude 7,3, na costa nordeste e outro de magnitude 8,1, perto das ilhas Kermadec.

A Nova Zelândia situa-se numa falha entre placas tectónicas do Pacífico e Oceânia e regista cerca de 14.000 terramotos ao ano, dos quais entre 100 a 150 têm força suficiente para se sentirem.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de