Sismo de magnitude 7 na escala de Richter atinge Nova Caledónia

Epicentro localizou-se a 279 quilómetros a sudeste da capital da Nova Caledónia, Tadine.

Um sismo de 7 graus de magnitude na escala de Richter atingiu o leste do território francês da Nova Caledónia, no Pacífico Sul, informou, esta quinta-feira, Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

De acordo com o USGS, o sismo ocorreu às 16h44 (06h44 em Lisboa) a uma profundidade de 10 quilómetros, a 279 quilómetros a sudeste de Tadine.

O terramoto foi precedido por outros seis durante o dia, incluindo um de magnitude 6,9.

O Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico decretou um aviso para as costas da Nova Caledónia e outros países banhados pelo Pacífico, mas, entretanto, este alerta foi levantado.

Na terceira atualização da informação, aquele serviço indicou que "a ameaça de tsunami já passou", depois de ter emitido um alerta que esteve ativo por pouco mais de uma hora e que também abrangia as costas das ilhas Fiji e Vanuatu.

A Nova Caledónia situa-se perto do Anel de Fogo do Pacífico e dos vulcões submarinos da Bacia do Lau, registando regularmente uma forte atividade sísmica.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

* Notícia atualizada às 09h07

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de