Taliban proíbem mulheres de viajar sozinhas em grandes deslocações

O Ministério de Promoção da Virtude e Prevenção do Vício também proibiu os motoristas de transportarem mulheres que não usem o véu islâmico.

As mulheres no Afeganistão estão proibidas de viajar sozinhas se o trajeto tiver mais de 72 km. A ordem foi publicada esta manhã pelo Ministério de Promoção da Virtude e Prevenção do Vício.

O porta-voz do Ministério, Sadeq Akif Muhajir, comunicou que, nas viagens mais longas, as mulheres terão de estar sempre acompanhadas por um homem, próximo da família.

"As mulheres que viajem mais de 45 milhas [72 km] não podem deslocar-se se não forem acompanhadas por um parente próximo", reiterou este domingo o porta-voz do ministério Sadeq Akif Muhajir, em declarações à Agência France Presse (AFP), especificando que esse "parente próximo" deve ser um homem.

Os motoristas também ficam impedidos de transportar mulheres que não usem o véu islâmico.

A orientação surge algumas semanas depois de os taliban terem ordenado que as mulheres jornalistas têm de usar o véu islâmico nos ecrãs televisivos.

Desde agosto, quando reassumiram o controlo do território afegão, os taliban impuseram várias restrições às mulheres em matérias como trabalho e educação.

"A nova ordem vai [...] tornar as mulheres prisioneiras", afirmou Heather Barr, da organização não governamental (ONG) Human Rights Watch, acrescentando que, a cada dia, os pontos de vista dos taliban sobre os direitos das mulheres ficam mais claros.

Os taliban regressaram ao poder em Cabul em meados de agosto deste ano, aproveitando a retirada militar dos ocidentais e a queda do Governo afegão por eles apoiado, após 20 anos de guerra sangrenta.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de