Talibãs conquistam mais duas capitais provinciais no Afeganistão

Em oito dias, os talibãs capturaram quase metade das capitais de província afegãs, controlando a maior parte do Norte, Oeste e Sul do país.

Os talibãs conquistaram esta sexta-feira Lashkar Gah, capital da província de Helmand, no Sul do Afeganistão, depois de terem permitido que exército e funcionários políticos e administrativos abandonassem a cidade, disseram fontes da segurança.

"Lashkar Gah foi evacuada. Decidiram um cessar-fogo de 48 horas" para a saída do exército e dos funcionários civis, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) um responsável da segurança.

Os talibãs também conquistaram Chaghcharan, capital da província central de Ghor, sem resistência esta manhã (hora local), disse à AFP o porta-voz do governador.

O movimento extremista islâmico tinha reclamado já a captura de Kandahar (sul), a segunda maior cidade do país. O mesmo acontecera em Herat (oeste), a terceira maior cidade afegã, na quinta-feira, ficando a 150 km da capital do país, Cabul, após tomarem de assalto também Ghazni.

Em oito dias, os talibãs capturaram quase metade das capitais de província afegãs, controlando a maior parte do Norte, Oeste e Sul do país.

Cabul, Mazar-i-Sharif, a principal cidade do norte, e Jalalabad (leste) são as únicas três grandes cidades ainda sob controlo governamental.

Os talibãs lançaram a ofensiva em maio com o início da retirada final das tropas norte-americanas e estrangeiras, a qual deverá estar concluída até 31 de agosto.

Inicialmente, conquistaram grandes áreas rurais sem encontrarem muita resistência. Nos últimos dias, a progressão das forças talibãs acelerou, com vários centros urbanos a cair nas mãos dos rebeldes, sem oferecerem muita resistência.

Canadá, Reino Unido e Estados Unidos decidiram enviar contingentes militares para garantir a evacuação das embaixadas em Cabul.

Localizado na Ásia, o Afeganistão faz fronteira com seis países, Paquistão, Tajiquistão, Irão, Turquemenistão, Uzbequistão e China, sendo a paquistanesa a mais extensa, com 2670 km.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de