Talibãs e Estados Unidos trocam prisioneiros no Afeganistão

O Afeganistão caiu nas mãos dos talibãs a 15 de agosto de 2021, durante a retirada das tropas norte-americanas do terreno.

O Governo afegão entregou esta segunda-feira um militar da Marinha dos Estados Unidos, detido há mais de dois anos no país, em troca da libertação de um membro do regime talibã, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros afegão.

"Hoje, Mark Frerichs foi entregue aos Estados Unidos e Haji Bashir foi-nos devolvido no aeroporto de Cabul", disse Amir Khan Muttaqi numa conferência de imprensa.

Haji Bashir Noorzai, um senhor da guerra afegão e membro dos talibãs que estava preso nos Estados Unidos - após ser condenado a prisão perpétua por tráfico de heroína -, chegou a Cabul na noite de domingo, disseram vários responsáveis do Governo afegão.

O porta-voz do Governo, Zabihullah Mujahid, disse à agência de notícias AFP que Bashir Noorzai não ocupava um cargo oficial entre os talibãs, mas "forneceu apoio significativo, incluindo armas", durante o surgimento do movimento na década de 1990.

O Afeganistão caiu nas mãos dos talibãs a 15 de agosto de 2021, durante a retirada das tropas norte-americanas do terreno, concluída a 30 de agosto de 2021, após 20 anos no país.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de