Temperaturas em Nova Deli atingem 49ºC durante vaga de calor na Índia

A Índia está a passar pela quinta vaga de temperaturas elevadas no país desde março de 2022.

A capital da Índia, Nova Deli, é o epicentro de uma vaga de calor que atravessa o norte do país, avança a BBC, atingindo máximas de 49.2 ºC.

No meio da quinta onda de temperaturas elevadas de 2022, as autoridades indianas pedem cautela à população, especialmente aos mais vulneráveis, como crianças, idosos e doentes crónicos.

Os estados de Himachal Pradesh, Haryana, Uttarakhand, Punjab, e Bihar são os mais afetados, segundo o Instituto de Meteorologia da Índia, que espera uma descida entre dois a quatro graus nos próximos dias.

No início de maio, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, pediu aos ministros e chefes de estado que elaborassem planos para mitigar o impacto do calor extremo quando as temperaturas subiram mais rapidamente do que o normal.

Mesmo que as ondas de calor sejam comuns na Índia, especialmente em maio e junho, o verão começou com temperaturas elevadas a partir de março, quando a primeira ameaça atingiu o país e as médias de temperaturas foram as mais altas em 122 anos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de