"Vários mortos" em ataque no centro comercial em Copenhaga

Polícia confirma que há "vários mortos" e "vários feridos". Suspeito de 22 anos detido.

Várias pessoas morreram e outras tantas ficaram feridas este domingo na sequência de um ataque com arma de fogo que ocorreu durante a tarde num centro comercial de Copenhaga, na Dinamarca, confirmou a polícia em conferência de imprensa.

"Sabemos que há vários mortos" e "vários feridos", disse o inspector Søren Thomassen, sem detalhar o número de vítimas. O responsável sublinhou que a hipótese de terrorismo não pode ser descartada.

A polícia adiantou também que recebeu o primeiro alerta às 17h36 locais (16h36 em Lisboa) e que detiveram um suspeito, um dinamarquês de 22 anos, nas imediações do centro comercial, desconhecendo-se, para já, as motivações para este ataque. As autoridades não têm a informação de que outras pessoas estejam envolvidas.

Testemunhas, citadas por meios de comunicação dinamarqueses, relataram ter visto mais de 100 pessoas a fugir para a saída do centro comercial quando foram disparados os primeiros tiros.

Depois do alerta, a polícia pediu a quem estivesse dentro do edifício que lá permanecesse e que o resto da população evitasse aquela área.

Fotografias já divulgadas pelas agências de notícias mostram pessoas a fugir do centro comercial, sobretudo jovens.

Entretanto, a autarca de Copenhaga deu conta dos "terríveis relatos" do tiroteio, afirmando que a situação é "muito grave". "Ainda não sabemos ao certo quantos ficaram feridos ou mortos, mas é muito grave", assinalou.

Pelas 19h30 (18h30 em Portugal), as estradas em redor do centro comercial estavam cortadas e o metro encerrado.

Nas redes sociais foram publicados vídeos e imagens que mostram um forte dispositivo policial e um número significativo de ambulâncias no local.

O tiroteio ocorreu perto do local onde o cantor britânico Harry Styles tem um concerto marcado para esta noite.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de