- Comentar
Ao 14.º dia de conflito, o enviado especial da TSF à Ucrânia, Pedro Cruz, chegou a Kiev. Na capital ucraniana, o repórter encontrou uma cidade praticamente deserta, com poucos carros e pessoas a circular, mas mais tarde, dezenas de pessoas reuniram-se no local para assistir a um concerto de uma orquestra.

Leia também:
Reportagem TSF em Kiev. Capital é "cidade fantasma" invadida por um "profundo silêncio"

Leia também:
Reportagem TSF. Entre o som das sirenes em Kiev, ucranianos pedem ajuda: "Fechem os nossos céus"

Leia também:
Reportagem TSF em Kiev: "a cidade fantasma" com uma orquestra dentro. Veja o vídeo

Leia também:
Reportagem TSF. "Conseguem olhar nos olhos os vossos filhos depois do que estão a fazer?"
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Esta quarta-feira, a Ucrânia acusou a Rússia de ter quebrado novamente o acordo de cessar-fogo em Mariupol. Milhares de refugiados encontram-se no porto da cidade e em condições "apocalípticas" à espera de uma oportunidade de fugir do país, revela a Cruz Vermelha Internacional.

Leia também:
Corredores humanitários. Ucrânia acusa Rússia de quebrar cessar-fogo em Mariupol
Na mesma cidade, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, divulgou no Twitter um vídeo que mostra o estado em que ficou uma maternidade em Mariupol, após uma ataque russo. Um fonte local adianta que o ataque provocou pelo menos 17 adultos feridos.

Leia também:
Vídeo divulgado por Zelensky mostra maternidade destruída em Mariupol
Em Odessa, o Bispo da cidade diz que há tiroteios frequentes e alarmes aéreos, todos os dias, na cidade no sul da Ucrânia. Num vídeo gravado na catedral de Odessa, Stanislav Szyrokoradiuk fala de uma cidade deserta mas muito intranquila, para onde não é seguro ir.

Leia também:
Vídeo. O relato do dia a dia intranquilo na cidade de Odessa
A deputada e líder do partido da oposição na Ucrânia, Golos, Kira Rudik, avisa a NATO e a UE que a Terceira Guerra Mundial já começou. Em entrevista à TSF, a deputada, que se encontra em Kiev, disse acreditar que a Ucrânia vencerá esta guerra. E está disposta a lutar por isso.

Leia também:
"A Rússia tem de colapsar." Kira Rudik está em Kiev e de lá não sai
Do lado russo, Vladimir Putin, culpou esta quarta-feira os "nacionalistas" ucranianos por dificultarem a evacuação de civis de cidades ucranianas sitiadas. O Presidente discutiu telefonicamente a situação na Ucrânia com o chanceler alemão, Olaf Scholz, abordando em particular "os aspetos humanitários".

Leia também:
Putin acusa "nacionalistas ucranianos" de impedirem ajuda humanitária
O corte de energia na central nuclear de Chernobyl que ocorreu esta quarta-feira não teve um grande impacto na sua segurança, disse a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), após ser informada do problema pelas autoridades ucranianas. "A AIEA não vê um grande impacto na segurança" da central nuclear, escreveu a agência da ONU para as questões nucleares na rede social Twitter.

Leia também:
Corte de energia em Chernobyl não teve "impacto crítico na segurança"
Dois meses depois de uma cirurgia inédita, David Bennet, a primeira pessoa a receber um transplante de um coração de porco, morreu, anunciou esta quarta-feira o hospital de Maryland, Estados Unidos, onde o homem tinha sido operado.

Leia também:
Morreu o primeiro homem a receber um transplante de coração de porco
O golo solitário do brasileiro Lucas Paquetá deixou o FC Porto em desvantagem na eliminatória frente ao Lyon, mas tudo fica em aberto para o encontro da segunda mão no Parc Olympique Lyonnais. 0-1 foi o resultado final no Estádio do Dragão.

Leia também:
Golo de Paquetá foi a maior gota de água numa noite chuvosa no Dragão