UE requisita toda a produção europeia de máscaras e equipamentos de proteção

Ursula Von der Leyen considera que todo o material de proteção deve ser mantido no espaço europeu.

Bruxelas opõe-se ao encerramento de fronteiras e impõe restrições à exportação de equipamento médico.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defende uma política de livre circulação de mercadorias dentro das fronteiras internas da união. Para Ursula von der Leyen, numa altura em que pede o reforço da produção de equipamentos, é importante que estes possam ser distribuídos a todos os países europeus.

"Precisamos manter as mercadorias a circular por toda a Europa sem obstáculos", defendeu Von der Leyen, dando o exemplo da distribuição de equipamentos.

"Imaginem: à medida que aumentamos a produção de equipamentos médicos, as fábricas não conseguem os componentes de que precisam e tempo. Milhares de motoristas de autocarro e camião presos nas fronteiras internas nos estacionamentos, a criar mais riscos à saúde e a perturbar a nossas cadeias de abastecimento", disse.

Numa declaração divulgada em Bruxelas, a presidente da comissão considera que todo o material de proteção deve ser mantido no espaço europeu, tendo adotado este domingo "um quadro de de autorização de exportação para equipamentos de proteção".

"Isso significa que esses produtos médicos só podem ser exportados para países Externos, com a autorização explícita dos governos da União Europeia", disse Von der Leyen, a qual criticou a restrição que os Estados-Membros estão a impor a outros países europeus e defendeu a partilha de equipamentos, dentro da Europa.

"Precisamos de nos ajudar uns aos outros. Nenhum país pode produzir por conta própria o que precisa. Hoje, é a Itália que precisa rapidamente de grandes quantidades de produtos médicos. Mas, em algumas semanas, outros países também vão precisar", disse Von der Leyen, mais de três semanas depois de o vírus ter demonstrado na Europa a sua componente explosiva.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de