- Comentar
A primeira semana de guerra entre a Ucrânia e a Rússia provocou um milhão de refugiados que fugiram do país invadido, de acordo com o Alto Comissário da Organização das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi.
Relacionados
Reportagem TSF: a caminho de Kiev. "O que está a acontecer na Ucrânia é uma catástrofe"
"Em apenas sete dias, vimos o êxodo de um milhão de refugiados da Ucrânia para países vizinhos", publicou Grandi no Twitter.
In just seven days we have witnessed the exodus of one million refugees from Ukraine to neighbouring countries.
For many millions more, inside Ukraine, it"s time for guns to fall silent, so that life-saving humanitarian assistance can be provided.
O Alto Comissário da ONU para os Refugiados diz ainda que "para milhões de outros, dentro da Ucrânia, é hora das armas caírem para que a assistência humanitária os possa alcançar e salvar vidas".
Filippo Grandi planeava viajar nos próximos dias para a Romênia, Moldávia e Polónia, três dos países que recebem esse fluxo de refugiados e que fazem fronteira com a Ucrãnia.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
De acordo com dados da guardafronteiriça da Polónia, mais de 500 mil pessoas entraram no país a partir da Ucrânia até esta quarta-feira. Na terça-feira, um balanço da ONU indicava que outras 115 mil pessoas fugiram para a Hungria e cerca de 80 mil foram para a Moldávia.
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE O CONFLITO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA